segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ONDE ESTÁ O SÁBIO?



“Onde está o argumentador deste século? Deus não tornou louca a sabedoria deste século? Com efeito, visto que o mundo por meio da sabedoria não reconheceu a Deus na sabedoria de Deus, aprouve a Deus pela loucura da pregação salvar aqueles que crêem. Os judeus pedem sinais, e os gregos andam em busca de sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, que, para os judeus, é escândalo, para os gentios é loucura, mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” 1Coríntios 1,20-25

No presente trecho, o Apóstolo faz uma contraposição da sabedoria de Deus e a sabedoria segundo os homens. No capítulo dois da mesma carta ele ressaltou que sua pregação aos Coríntios nada tinha da persuasiva linguagem de sabedoria, mas era uma demonstração de Espírito e poder, para que a fé daqueles se baseia-se no poder de Deus e não na sabedoria dos homens (1Co 2,4-5).

Este contraste continua a aparecer nos versos seguintes, nas expressões: sabedoria de Deus e sabedoria deste mundo; homem psíquico e homem espiritual; sábio e louco. Paulo alerta, ninguém se iluda julgando ser sábio aos olhos do mundo, pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus (1Co 3,18-19).

Seguindo o desejo insaciável por sucesso, aplicamos à igreja, e à própria vida, as dicas dos gurus da auto-ajuda, as experiências de outros, e até o conhecimento científico. Está na moda aplicar ao dia a dia a física quântica (quem sabe o que é isso!?).
Ao que crê basta a sabedoria de Deus. Para ser sábio basta ser fiel e não ir além do que está escrito (1Co 4,2 e 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário