terça-feira, 28 de agosto de 2012

QUAIS SÃO SUAS PREMISSAS?




Recentemente vi um debate no qual todos estavam um pouco exaltados, pois discutiam um polêmico assunto. Depois de várias falas, eis que levantou uma voz que ao clamar por clareza e coerência definiu as premissas sobre o objeto em questão. Certamente isso ajudaria em qualquer debate, mas estabelecer as premissas também limita o diálogo, pois não se poderá mais repetir bobagens sem compromisso algum. A despeito de tais premissas o debate seguiu, pois não havia interesse em se acertar os ponteiros.

Somos alertados por filósofos e teólogos que um pequenos desvio no início de um pensamento pode levar a um grande erro no final. O que também pode resultar em ações erradas, desviantes e pecaminosas. Reconhecer as próprias premissas é saber onde se pisa. Reconhecer o fundamento é também saber para onde se vai. É reconhecendo Cristo como nosso fundamento que sabemos para onde estamos indo.

“Já estou crucificado com Cristo. Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20-21). É dessa premissa que devem partir todos os nossos pensamentos e ações. Tudo tem que passar por este crivo, pois quando nos recusamos a aceitar o que Cristo estabeleceu rejeitamos a premissa maior, o próprio Jesus.

De fato, Cristo é muito mais do que uma frase ou qualquer pensamento que usamos em um debate. Ele é caminho, a verdade e a vida e ninguém poderá ir ao Pai a não ser por ele. Ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto (1Coríntios 3:11). Portanto reveja suas premissas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário