terça-feira, 28 de agosto de 2012

LIVRES PARA SERVIR




“É para liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes portanto, e não vos deixeis de novo ao jugo da escravidão.” Gálatas 5:1

Escrevendo aos Gálatas, o Apóstolo Paulo exalta o fato de que todo aquele que crê em Cristo vive livre. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” ele afirma, e quando escreveu aos Colossenses foi ainda mais direto: “Se morrestes com Cristo para os elementos do mundo, por que é que vos sujeitais, como se ainda vivêsseis no mundo, a proibições como não pegues, não proves, não toques? Tudo isso está fadado ao desaparecimento por desgaste, como preceitos e ensinamentos dos homens.” (Col 2:20-22)

Até nos parece que podemos viver a fazer qualquer coisa que nossa vontade quiser. Esta é uma falsa impressão e uma distorção do Evangelho. Dentre os cristãos parece haver uma tendência crescente de se dar asas à liberdade e usá-la para satisfazer os próprios deleites. Tem sido comum o hábito de se resolver os dilemas assim: se estiver bom para ambas as partes, então tudo está certo. No entanto, nossa liberdade é guiada por e para Cristo. Tendo sido ressuscitados com Cristo procuramos as coisas do alto, nelas pensamos e por elas nos guiamos (Col 3:1-2).

Lembremos que Paulo esclarece que a liberdade não deve servir de pretexto para atender aos nossos próprios desejos, nem deve atender às aspirações da carne. No uso da liberdade que Cristo nos deu, nos colocamos à serviço uns dos outros por amor, pois todo mandamento se cumpre em amar ao próximo como a si mesmo (Gl 5:13-14).

Somos livres sim. Para amar, servir, viver e aproveitar tudo o que há de bom. Para isto, basta conduzir a vida pelo Espirito, pautar todas as ações pelo Espírito (Gl 5:25). No uso da liberdade devemos simplesmente viver como Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário