segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A PEDRA VIVA




Na Palavra de Deus várias imagens metafóricas são atribuídas a Jesus para explicar suas qualidades. Uma das mais recorrentes e populares é a de Jesus como rocha. Tal imagem nos remete diretamente a ideia de fundamento e estabilidade, tal qual aparece em trecho do Evangelho (Mateus 7, 24).

Os apóstolos Pedro e Paulo também falam de Cristo como pedra angular (confira abaixo). A expressão contém dois sentidos: a de pedra fundamental e a de pedra de esquina. Jesus como pedra fundamental representa a base, o firme fundamento da vida de todo cristão; como pedra de esquina, aquela que dá o ângulo de contorno, do desenho do edifício, Ele dá forma ao nosso viver.

Como pedra fundamental, Jesus é o início de toda obra. Como pedra de ângulo, Ele dá traça toda a arquitetura, o fim da obra. E ainda mais, como pedra viva Ele movimenta a obra, não deixando que ela permaneça estática.

A orientação do apóstolo Pedro é que também sejamos pedras vivas, seguindo a mesma forma de Jesus.

1PEDRO 2, 4-6.
“Chegai-vos para ele, a pedra viva, rejeitada, é verdade, pelos homens, mas diante de Deus eleita e preciosa. Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, constituí-vos em um edifício espiritual, dedicai-vos a um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. Com efeito, nas Escrituras se lê: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; quem nela crê não será confundido’.”

EFÉSIOS 2, 20-22.
“Estais edificados sobre o fundamentos dos apóstolos e dos profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular. Nele, bem articulado, todo o edifício se ergue como santuário santo, no Senhor, e vós, também, nele sois co-edificados para serdes habitação de Deus, no Espírito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário